Naveena Karênia nasceu em 1973, em Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Curiosa, desde cedo não se bastava com as atividades convencionais às crianças de sua época.  Queria mesmo era conhecer o mundo, amava as aulas de arte e encontrou na dança seu primeiro contato com a liberdade. Viajou pela primeira vez sozinha aos sete anos de idade e tal aventura despertou a paixão por essa atividade que mais tarde seria compreendida como o movimento de busca e expansão de seu ser - ansioso por respostas intrigantes à sua existência - "Quem Sou Eu? O Que Estamos a Fazer Aqui?"

 

Filha de pais nordestinos oriundos do agreste do sertão, Naveena compreendeu em sua ancestralidade a força e resistência de um povo lutador e confiante nos comandos e cuidados divinos. “Depois de conhecer muitos lugares no mundo, retornei às minhas origens e enxerguei ali uma beleza, simplicidade e generosidade únicas no meu povo. Entendi as palavras do poeta: “o sertanejo é antes de tudo, um forte”. O esforço de seus pais garantiu à Naveena o acesso ao que ela considera um dos mais libertadores presentes: o conhecimento. "Tenho pais guerreiros. De origem pobre, transformaram suas vidas e nos ofereceram abundância. Não se curvaram diante dos desafios da vida, encararam de frente. Esse espírito de luta e resistência, herdei deles."

Graduou-se arquiteta em 1996, pela Universidade Federal da Bahia e, em 1998, deu início aos estudos em Feng Shui com o mestre Raul de Sorôa, que lhe apresentou um mundo paralelo de ciências multidimensionais. Um pouco mais tarde, Naveena abraçaria com totalidade sua busca espiritual a qual honra como caminho principal em sua vida. Viajou por mais de 20 países, aprendeu línguas, acessou novas culturas e aprofundou-se em seu conhecimento pessoal e profissional. Em 2009, redirecionou sua vida, decidindo morar numa comunidade de buscadores, a fim de experienciar o autoconhecimento profundamente. Mergulhou intensamente nas meditações, bioenergética e tantas outras práticas voltadas ao despertar da consciência, que propiciaram uma vivência a qual considera divisora de águas em sua vida.

“Sou grata a todos aqueles com os quais cruzei e pude compartilhar experiências profundas de amor, risos, dores e lágrimas. Sou especialmente grata aos mestres espirituais que em sua generosidade, têm dedicado as suas vidas a favor de resgatar outras. Amados Osho e Prem Baba: jay ho!” 

Em 2011, Naveena retornou à sua cidade natal e fundou a escola de Decoração de Interiores, a ARTENOVA. Com espírito inovador, criativo e pautado na união, a escola transformou a vida de muitas pessoas que desconheciam seus potenciais até então. O movimento cresceu e revolucionou o mercado do Design na região que passou a oferecer melhor qualidade em produtos e serviços na área da decoração.

Em função de sua jornada espiritual, Naveena sempre desejou unir o sagrado ao seu trabalho, não em experiências pontuais, mas de maneira efetiva. O Instituto Holístico de Design é então o resultado deste sonho. Após anos se aprofundando nas questões da alma e do espírito, a visão maior emerge e a abordagem holística para o Design se estabelece de vez em seu trabalho. Sua pós-graduação em Arteterapia, pelo IJBA, foi campo fértil para o florescimento desta verdade. “Depois que sentimos verdadeira e profundamente a beleza da alma, fica difícil criar qualquer coisa que não seja a partir dela.”

Atualmente, Naveena atua como CEO na Artenova e Arteterapêuta em seu Projeto POR AMOR A MIM, voltado ao despertar da consciência feminina. Dentre suas contribuidoras produções estão o métodos "Espaços Sagrados", abordagem profunda em harmonização de interiores e “Guerreiras, Heroínas e Rainhas”, um tripé terapêutico que aporta o desenvolvimento da consciência feminina.

 

Naveena é uma mulher apaixonada pela vida e por pessoas. Ministra cursos, palestras e workshops em todo o Brasil e facilita grupos terapêuticos.